foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Bolsas pelo Rotary

O Rotary Club de Faro atribuiu bolsas de estudo a alunos de Faro.

No site | No facebook

Tomada de posse

Tomada de posse da professora Ana Paula Marques para mais um mandato como diretora do agrupamento de escolas Tomás Cabreira - 29/06/2022

No site | No facebook 

Devolução do Kit Digital

Devolução do Kit Escola Digital (alunos 4º, 9º e 12º e transferidos do agrupamento) até 2 e 29 de julho.
Mais informações

Sem Nada a Perder

Apresentação do Livro de Pedro Inocêncio no Auditório da Tomás Cabreira. 25/5/2002. 15H15.
Aberto a toda a comunidade: biblioteca@agr-tc.pt

No facebook | No Instagram

1º Prémio - Beatriz Puga


A Beatriz Puga do 12º 6ª ficou em primeiro lugar na categoria ilustração da 16ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estendal Solidário

Concurso de Leitura Áudio

Até 8 de abril de 2022
Mais informações aqui

Olimpíadas de História

Parlamentos dos Jovens

E se eu fosse uma

“LogocomArte”

       A importância e o espaço que a exposição dos trabalhos dos alunos tem no contexto escolar proporciona sem dúvida uma maior visibilidade da disciplina de Educação Visual na escola e potencia a contemplação e fruição da Obra de Arte -  Painel coletivo "LogocomArte”, elevando assim, a qualidade, empenho, criatividade dos alunos das turmas participantes (7ºA, 7ºB, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 7ºF, 7ºG, 7ºH, e 8ºG) , mas também, o bom nome da  E B 2,3 Dr. Joaquim Rocha Peixoto Magalhães. 

A exposição dos trabalhos dos alunos tem por finalidade a apresentação/manifestação pública do objeto artístico, estimulando assim, a produção artística. Pretende-se que sirva de modelo para o futuro, quer pela forma e conteúdos, quer pela audácia intelectual e inteligência criadora dos alunos intervenientes.

     Pode ser utilizada no incentivo a um fazer artístico mais empenhado e motivado, na criação de um universo de sensações, imaginação, criatividade, sensibilidade, reflexão e possibilidades cognitivas oferecidas pela arte por meio das obras de arte expostas aos demais alunos.

    A exposição das produções artísticas dos alunos - Painel coletivo "LogocomArte” além de valorizar as atividades artísticas desenvolvidas dando-lhes um propósito evitando o fazer por fazer, ainda possibilita esse momento importante de interação já que por sua vez, o público, ou seja, as pessoas espetadoras, as apreciadoras com as quais a obra é posta em comunicação, participam ativamente da mesma por meio de seus diferentes modos e níveis de saber admirar, gostar, apreciar e julgar. Neste sentido, e porque para alguns é só na escola que a sensibilização do gosto, a capacidade de leitura de imagem mais criteriosa e criação pode ocorrer, é na escola que pretendo oferecer a oportunidade para que os nossos alunos possam efetivamente vivenciar, apreciar, entender o processo artístico e a sua história. 

       Neste sentido, foi colocado num espaço onde toda a Comunidade Educativa pudesse contemplar ou fruir do Painel coletivo "LogocomArte”e inaugurado a 05 de maio de 2017, dia comemorativo dos 30 anos da EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães.

       Desta forma, o desenvolver nos alunos capacidades relativas a um conhecimento mais alargado e profundo do mundo da Arte, os próprios materiais e suas características, assim como desenvolver técnicas relacionadas com o processo ensino – aprendizagem, a organização escolar, o trabalho de equipa, entre outras foi uma preocupação constante. 

O Professor de Educação Visual,

Gabriel Correia