• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • default style
  • red style
  • blue style
  • orange style
  • green style
sábado 23 Out. 2021
Imprimir

25 de abril - 3ºA - Escola de S.Luís

Imprimir

Temos um campeão nacional!

 

     

Simão Gonçalves, aluno da turma s4B da Escola Básica de S. Luís foi campeão nacional no jogo "Rastros", no 11º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
O Campeonato teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, no passado dia 6 de março de 2015 e contou com a presença de 1500 alunos de todo o país.
O Agrupamento fez-se representar por seis alunos.
O desempenho dos nossos alunos foi acima da média, dizem os professores Henrique Pereira e João Paulo Avelino que os acompanharam, pois 2 alunos da Escola de São Luís (Tiago Santos e Simão Gonçalves), foram apurados para disputar as finais e 2 da Escola Dr. Joaquim de Magalhães (Francisco Coles e Miguel Zeferino) só não chegaram à final porque perderam um dos quatro jogos.
Os restantes alunos também tiveram um desempenho assinalável com dois jogos ganhos, em quatro.

Dos que passaram à final, para além do nosso campeão, Simão Gonçalves, o Tiago Santos alcançou o 4º lugar no jogo “Cães e Gatos”, tendo ganho sete dos oito jogos.
Sobre o evento os alunos disseram:-“Muito Bom! Gostámos! É preciso continuar!”
Todo o agrupamento está de parabéns!
Página do evento http://ludicum.org/cnjm/2014-2015-cnjm11

          

Mais imagens em http://escoladesaoluis.blogspot.pt/

Imprimir

Internet Mais Segura 2015

Dia 10 de fevereiro, Dia da Internet Mais Segura, agentes da Escola Segura - Polícia de Segurança Pública deslocaram-se às turmas do 4ºano das escolas do 1º ciclo do Bom João e S. Luís para sensibilizar os jovens para a importância da navegação na Internet em segurança e informá-los sobre os procedimentos, mecanismos e soluções para uma navegação crítica e segura sob o lema "Juntos vamos Criar uma Internet Melhor".

As turmas têm vindo também a participar na oitava edição dos Desafios SeguraNet 2014/15. O primeiro desafio teve início no dia 1 de outubro de 2014 e o envio do terceiro e último desafio terminará a 31 de maio de 2015.

Imprimir

Participação no VI Campeonato "Al-Andaluz".

Já se realizaram os campeonatos inter-turmas dos Jogos Matemáticos "Semáforo" e "Gatos e Cães".
Os alunos do 1º Ciclo apurados para representar o Agrupamento no VI Campeonato de Jogos Matemáticos, Al-Andaluz, que terá lugar no próximo dia 20 de fevereiro, na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, em Portimão são:

Jogo "Semáforo":

Tiago Carriço e Rafael Monteiro (Escola do Bom João)

Rui Santos e Inês Godinho (Escola de S. Luís).

Jogo "Gatos e Cães":

Leonel Silva e Nuno Palma (Escola do Bom João)

Bianca Correia e Tiago Santos(Escola de S. Luís).

     
 

Para saber mais sobre o campeonato clique aqui!!!

Imprimir

Vamos cantar as janeiras!

No dia 5 de janeiro, em antecipação do Dia de Reis, a turma C do 3.º ano, deu corpo a um projeto de parceria com a professora de música, Maria José Rocha, na tentativa de reabilitar uma tradição da escola.
 “Vamos cantar as janeiras” visitou a sede de agrupamento, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Faro. 
A turma interpretou dois temas, um sobejamente conhecido, “Natal dos simples” e outro de recolha da etnografia algarvia, usado nas charolas. 
Como todos os projetos, não faltaram percalços, mas o desfecho foi harmonioso de ver e ouvir. 
Entre vozes, ferrinhos, bombo, tamborins e duas guitarras, uma delas tocada pelo César Gonçalves, pai de uma aluna, que se aliou ao grupo, a manhã passou animada. 
À boa maneira dos tempos antigos, o Sr. Presidente da edilidade, Rogério Bacalhau, depois de nos ter recebido condignamente, no salão nobre da Câmara, ofereceu aos alunos três bolos-rei que chegaram ainda quentinhos à escola, para delícia de todo o grupo.
Para visualizar toda a reportagem, clique no link:

http://pt.slideshare.net/tishagonc/projeto-reiss-luis
 

Imprimir

Primeiro e terceiro lugares arrecadados pela Escola de S. Luís no concurso "Decoração de Árvores de Natal- Baixa de Faro"

A escola de S. Luís conseguiu o primeiro e o terceiro lugares, no concurso de decoração de árvores de natal.
A árvore vencedora, na categoria 1º Ciclo do Ensino Básico,  foi a n.º 52, decorada pelas turmas de 4º ano B e E.
A árvore n.º 49, decorada pelas turmas A e B do 2º ano, obteve o terceiro lugar.
Estiveram em exposição 145 árvores de Natal na Baixa de Faro decoradas por crianças da educação pré-escolar, 1.º e 2.ºciclos do ensino básico público e privado.
O segundo lugar foi obtido pela turma 7 do 3ºano da EB1 Vale Carneiros.

Árvore Nº 52- 1º lugar Árvore Nº49 - 3º lugar

      

Imprimir

Primeiro e terceiro lugares arrecadados pela Escola de S. Luís no concurso "Decoração de Árvores de Natal- Baixa de Faro"

A escola de S. Luís conseguiu o primeiro e o terceiro lugares, no concurso de decoração de árvores de natal.
A árvore vencedora, na categoria 1º Ciclo do Ensino Básico,  foi a n.º 52, decorada pelas turmas de 4º ano B e E.
A árvore n.º 49, decorada pelas turmas A e B do 2º ano, obteve o terceiro lugar.
Estiveram em exposição 145 árvores de Natal na Baixa de Faro decoradas por crianças da educação pré-escolar, 1.º e 2.ºciclos do ensino básico público e privado.
O segundo lugar foi obtido pela turma 7 do 3ºano da EB1 Vale Carneiros.

Árvore Nº 52- 1º lugar Árvore Nº49 - 3º lugar
Imprimir

Simulacro de sismo seguido de incêndio

No âmbito da prevenção e segurança no espaço escolar, as escolas do 1º ciclo do Bom João e S. Luís promoveram uma atividade de simulacro de sismo seguido de incêndio para treino dos procedimentos a ter numa situação de alarme.
Os objetivos do exercício foram, pois, exercitar as normas de segurança e procedimentos de auto proteção por parte da comunidade escolar, avaliar a operacionalidade dos planos de atuação e evacuação e fazer o levantamento das carências e situações disfuncionais para identificar oportunidades de melhoria.

         

Imprimir

Um excelente 2015!

O departamento do primeiro ciclo agradece a hospitalidade e acolhimento recebidos durante as atividades de final de período, nomeadamente o apoio dado à organização e realização da Festa de Natal pela Escola de S. Luís nos espaços da escola Secundária Tomás Cabreira, bem como a realização do espetáculo de Natal organizado e dinamizado por docentes e alunos das Artes do Espetáculo - Teatro/Interpretação e Dança do Agrupamento para os alunos da escola do Bom João. A comunidade educativa desta escola agradece a todos os alunos e professores envolvidos que, com imaginação, empenho e animação proporcionaram uma festa de Natal inesquecível.  
Desejamos também a todos um Ano de 2015 carregado de paz, amor, alegria, saúde e muitos sucessos a nível pessoal e escolar. 

           

Imprimir

CONVITE

Temos a honra de convidar toda a comunidade educativa a visitar o presépio da Escola de S. Luís que se encontra no vão da escada da entrada do Bloco A.
A comunidade escolar deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

      

Imprimir

Concurso "Decoração de Árvores de Natal- Baixa de Faro"

As escolas do 1ºciclo, do Bom João e de S. Luís, aderiram ao convite do município de Faro para participar no concurso integrado nas festividades da baixa da cidade e decoraram várias árvores de natal que enfeitam as ruas da Baixa da cidade de Faro.
Para conseguirmos ganhar o concurso, precisamos da sua ajuda, através do seu voto!
Para votar, estarão disponíveis cupões de voto nos estabelecimentos de comércio da Baixa de Faro que se associaram à iniciativa.

Blogue da Escola de S. Luís, clique para ver mais...

Imprimir

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

No dia quinze de janeiro, as turmas s3A, s3D e s2D deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Faro para um encontro com a escritora Manuela Ribeiro.
Todos fizeram perguntas à escritora e ela contou algumas histórias da sua vida, explicando quem eram algumas das personagens dos seus livros e leu-nos vários poemas do seu novo livro: Uma Letra, Mil Palavras.
Foi muito interessante. Tirámos ideias e agora também estamos a escrever poemas.
Turmas: s3º A, s3D e s2D – Escola de S. Luís


   

  

Imprimir

Visita de estudo à cidade velha

As turmas s3A e s3C, no dia seis de novembro foram visitar a parte antiga da nossa cidade. Começámos com uma visita guiada ao núcleo museológico da Igreja da Misericórdia, onde se encontra a imagem da Santa que foi atirada ao mar pelos mouros na época da ocupação muçulmana. Tal como nos conta a lenda.

Vimos o Arco da Vila, com o padroeiro da cidade – São Tomás de Aquino.
Este arco foi mandado construir por D. Francisco Gomes do Avelar sobre uma das antigas portas da muralha.
Seguimos pela Rua do Município e…
… chegámos ao Largo da Sé.

Fomos à Porta do Mar e contornámos as muralhas.
Finalmente chegámos ao Arco do Repouso, que deve o seu nome ao facto de D. Afonso III ter aqui repousado após a conquista da cidade aos mouros, em 1249.
Também há uma lenda que nos fala de princesa moura que aqui ficou encantada.

Imprimir

Recital de piano na casa Music Live

A turma s2A assistiu a um recital de piano na casa Music Live que fica na Avenida 5 de Outubro. O professor António felicitou-nos pela iniciativa especialmente por ser o dia Mundial da Música.
Os alunos Tiveram oportunidade de contactarem com diversos instrumentos, colocaram diversas questões e ouviram peças de Mozart, Beethoven, Chopin e outros.
No final manusearam o piano individualmente!

Imprimir

Lançamento do livro Europa nas histórias

A turma s2A participou no lançamento do livro Europa nas histórias uma edição da CCDR Algarve financiado pela União Europeia.

O projeto Europa nas histórias dirigido aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do Algarve teve a participação de diversas escolas, nomeadamente a E.B. de S. Luís que participou na Hora do Conto co atelier “mãos à obra” e teve como objetivo dar a conhecer melhor o país e a cultura, algumas palavras do idioma oficial e algumas curiosidades.
Esta parceria entre CCDR Algarve, Biblioteca Municipal de Faro e Escolas está espelhada nesta obra que foi abrilhantada com todo o empenho dos nossos alunos nas diversas atividades literárias e artes plásticas.

  

Imprimir

Cantar as janeiras, manter a tradição!

Preservar e manter as tradições é transmitir a nossa História, um legado que cabe a cada um de nós!

Na sequência do convite formulado pela Biblioteca Municipal de Faro (BMF), no âmbito da atividade Natal nas Histórias, as turmas s1A e s4B da Escola Básica de S. Luís, apresentaram no dia 8 de janeiro, no átrio da BMF, a Canção dos Reis, cumprindo a tradição de Cantar as janeiras. O professor Manuel Gomes da turma s4D colaborou na atividade, acompanhando à guitarra,
Deste modo, saúda-se toda a equipa da BMF, encarregados de educação e todos os que estiveram presentes, com votos de um Feliz Ano Novo.

EB1- SL - janeiras EB1- SL - janeiras EB1- SL - janeiras EB1- SL - janeiras EB1- SL - janeiras

  

Imprimir

S. Martinho 2013

Comemorar o S. Martinho com a vinda dos vendedores de castanhas à escola e com o desenvolvimento de atividades físicas no âmbito do projeto Escola Ativa, com conexão à efeméride, é já uma tradição que ninguém pensa abolir.

Este ano, com horários sobrecarregados e a obrigatoriedade de cumprir-se metas curriculares pouco ajustadas aos escalões etários com os quais trabalhamos, as atividades não tiveram a envolvência habitual, mas todos os professores desenvolveram, com as suas turmas, as atividades programadas.

EB1 - S,. Luís - 2013