• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • default style
  • red style
  • blue style
  • orange style
  • green style
quarta 28 Out. 2020
Imprimir

Culatra - Caracterização

Escola Básica do 1ºciclo da Ilha da Culatra e EBM da Ilha da Culatra

Situada em plena Ria Formosa, numa das suas ilhas barreira, triangulada pelas cidades de Faro e Olhão, a Ilha da Culatra, comunidade tipicamente piscatória, com uma comunidade residente de cerca de 950 habitantes tem representado um pólo socioeconómico importante, especialmente para as cidades de Faro e Olhão, com as quais os seus habitantes mais se relacionam, cidades para onde são canalizados alguns aspetos do dia-a-dia dos seus habitantes.

Pertence à freguesia da Sé, Concelho de Faro, serve uma população oriunda, na sua totalidade, do meio piscatório, actividade principal das famílias residentes na ilha.

O edifício está dotado de duas salas de aula, de uma sala de professores, de uma biblioteca e de um espaço/recreio para outras atividades, nomeadamente desportivas. A atividade letiva funciona em regime duplo. Os alunos dos 1º e 2º ciclos, este último sob o formato do Ensino Básico Mediatizado, frequentam a escola na própria ilha, prosseguindo os seus estudos no 3º ciclo já na escola-sede, a partir do 7º ano de escolaridade. As condições económicas podem considerar-se deficientes, o acesso a bens culturais é difícil, e o factor isolamento é decisivo, dada a localização. No entanto estes aspetos têm vindo a melhorar significativamente.

Ficando a Escola da Ilha da Culatra a uma distância considerável do Agrupamento, permitindo-nos falar de algum isolamento em termos tecnológicos e culturais e de distanciamento face à utilização destes recursos, relativamente aos restantes estabelecimentos. Verifica-se, contudo, uma cada vez maior aproximação à cidade de Faro, tal como um cada vez maior acolhimento por parte dos Farenses e um maior empenho por parte da CMF e do Agrupamento Vertical de Escolas.

A Escola EB 1 da Ilha da Culatra, com um grupo discente atual de 40 alunos está pedagogicamente integrada num agrupamento de escolas de Faro, a escola EB2,3 Joaquim Magalhães, e possui 26 alunos no 1º ciclo de escolaridade (Turma c1/2 – 14 alunos e turma c3/4 – 12 alunos) e um pólo de Ensino Básico Mediatizado (5º e 6º anos), com 2 professores e 14 alunos.
No Plano Anual de Atividades estão as visitas de estudo a realizar ao longo do ano letivo e as atividades

escola da culatra