foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Plataforma gratuita

Nestes tempos conturbados aqui fica uma boa notícia.


https://www.escolavirtual.pt/Pagina-Especial/acessogratuito.htm

PUNK ROCK com o PAE 2

Mais informações aqui

Carnaval 2020

Cont'Arte - O Vampiro


Mais informações e vídeo com maior definição 
aqui..

Sapadores em Ingolstadt

Últimas apresentações: 13 e 14 de fevereiro de 2020.

Mais informações aqui

Fernão de Magalhães - REM

Parlamento dos Jovens

 Clique aqui para ver os editais com os deputados eleitos para o Parlamento dos Jovens 2020.

Centenário de Shopia

5/11/2019 - Aula no Cineclube

PAE 3 no Cineclube de Faro. Mais informações aqui.

Inauguração do Pré-Escolar


Vídeo animação da inauguração do Ensino Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira. Receção a alunos e pais na Escola do Bom João. 7/10/2019

31/10 - Promoção da Leitura


31/10/2019 na biblioteca da escola secundária - Promoção do livro e da leitura com a autora Pat R - Sessões às 10:15 e 11:55 - MIBE 2019

5 e 6/11-Promoção da Leitura

Nos dias 5 e 6 de novembro os alunos do 1º Ciclo recebem a escritora Isabel Zambujal, no auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Os livros, para o evento, têm desconto especial e as apresentações terminam em sessões de autógrafos, com dedicatória, nas obras adquiridas.
Um carinho especial pela autora, filha do jornalista e escritor Mário Zambujal e sobrinha do caricaturista Francisco Zambujal, professor de 1º Ciclo, que lecionou na E.B.1 de S. Luís.

Nota: os manos Zambujal foram alunos do nosso agrupamento (na Escola Industrial e Comercial de Faro, hoje Escola Secundária de Tomás Cabreira).

No Facebook

Dia da Alimentação

Vídeo animação da atividade interturmas e interescolas (Bom João e S. Luís): Dia da Alimentação - Lanche partilhado.16/10/19

Clubes JM 2019/2020

Promoção da leitura - 15/5

Bibliotecas Escolares: António Mota e Daniel Completo

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos recebem o autor e compositor Daniel Completo, no dia 15 de maio, no auditório da Escola Tomás Cabreira.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Equipa das BE pretende promover o livro e a leitura.

No Facebook

No facebook.

 

No seguimento do projeto "Parlamento dos Jovens", realizaram-se no dia 23 de janeiro, as eleições para os deputados à Sessão Escolar, na Escola E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães.

Os resultados do ato eleitoral foram os seguintes:

 

Lista A-  262 votos

 08 deputados

Lista B-  148 votos

 05 deputados

Lista C-  514 votos

 10 deputados

Votos Brancos- 15

 

Votos Nulos- 29

 

Total de Votantes - 968 eleitores

Total de Deputados eleitos - 23

A Sessão Escolar decorreu no dia 29 de janeiro, para tomada de posse dos deputados eleitos e a escolha das medidas a levar à Sessão Distrital. Foi também feita a eleição dos deputados que irão representar a escola na Sessão Distrital (a realizar a 16 de março de 2020).

Os Deputados eleitos são:

Rita Freire

Efetiva

Mariana Campos

Efetiva

Pedro Cintra

Suplente

 A candidata à Mesa da Assembleia da Sessão Distrital é a aluna Carolina Vale.

Parabéns aos deputados eleitos, a todos os alunos que participaram ativamente em todas as sessões e a todos os que exerceram o seu direito de voto. O grupo de trabalho agradece a todos aqueles que permitiram o êxito desta atividade.

 Grupo de trabalho do "Parlamento dos Jovens" da E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães

 Fátima Gil
Maria Manuela Lúcio
Ana Bela Moreira
Carlos Pedro Gordinho


No facebook

A escola Joaquim Magalhães tem um novo espaço de aprendizagem, uma sala de aula sem paredes!
A aprendizagem formal em espaços ao ar livre é uma prática comum nos países do norte da europa, onde em muitas escolas podemos observar quadros nas suas paredes exteriores. Em Portugal, no Algarve, em Faro, também já temos uma sala de aula onde o quadro está na parede exterior da escola. É aqui, na nossa escola! Temos uma sala de aula sem paredes!
As crianças passam muito tempo fechadas dentro de quatro paredes, com pouco contacto com a natureza, sentindo-se "coladas" a cadeiras. Pensando em alterar um pouco as aulas de Matemática, os alunos do 5º E foram percorrer a escola e sonhar com um projeto que gostariam de construir...."Aulas ao ar livre" foi o mais ressoou em todos. 

Continuar...

Na biblioteca da escola Joaquim Magalhães realizou-se, no passado dia 21 de janeiro mais uma edição (fase escola) do Concurso Nacional de Leitura e como se costuma dizer em relação às eleições , “tudo decorreu dentro na normalidade”, sendo o texto submetido a concurso,  “A História da Gata Borralheira” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Estiveram presentes cinquenta alunos do terceiro ciclo, que responderam a uma prova escrita. Os alunos apurados para a fase concelhia foram: Alice Teixeira; Filipa Rodrigues Clara; Maria Leonor Figueira e Mariana Batalha Romeira, todas do 7º F e Sara Alves do 7º B.

  As alunas vencedoras foram apuradas para a fase seguinte do concurso, a realizar no dia 12 de fevereiro na Biblioteca Municipal. O livro a concurso será “ A história do senhor Sommer” de Patrick Suskind (edições Sextante Editora). A Biblioteca da escola Joaquim Magalhães tem exemplares do livro que poderá disponibilizar a cada uma das concorrentes.

   A equipa das  bibliotecas


No facebook

Concurso “Decoração de animais marinhos”, no Fórum Algarve

Com o objetivo de sensibilizar a população escolar para a proteção dos oceanos, as escolas do agrupamento participaram no concurso “Decoração de animais marinhos” com os seguintes trabalhos:
Polvo nº 22 (Escola do Bom João, 1º Ciclo);
Polvo 21 (Escola do Bom João, 1º Ciclo);
Golfinho nº 48 (Turmas do 1.º ano da Escola de S. Luís);
Cavalo marinho nº 49 (Turmas do 2.º ano da Escola de S. Luís);
Golfinho nº 50 (Turmas do 3.ºano da Escola de São Luís);
Cavalo marinho nº 37 (Turma do 6.º B da Escola Dr. Joaquim Magalhães);
Polvo nº 36 (Turmas 6º C e 6º G  da Escola Dr. Joaquim Magalhães);
Cavalo marinho n.º 38 (Turma do PIEF, Tomás Cabreira).

Gostaríamos muito de ver os nossos trabalhos premiados, pelo que vimos pedir-lhe a si, querido leitor e amigo, que vote…Vote ..muitas vezes… nas nossas peças!
Como?
Apresente uma fatura de compra no Balcão de Informações. Lá, com recurso a um tablet, indica então o número da peça que é merecedora do seu voto (as faturas de supermercado não dão direito a voto). A votação decorre entre 9 de novembro a 5 de janeiro.

                “Era preciso agradecer às flores
                 Terem guardado em si,
                 Límpida e pura,
                 Aquela promessa antiga
                 Duma manhã futura.”

in No Tempo Dividido,
Sophia de Mello Breyner Andresen

A Escola Joaquim Magalhães assinalou, nos dias 6 e 7 de novembro, o Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com atividades promovidas pelo Departamento de Português em colaboração com a Sala de Estudo, a Biblioteca, o Departamento de Expressões, o CEF2 (Restauração e Bar).

Alunos dos 2º e 3ºciclos revisitaram a obra de Sophia em perspetivas diversas: leram e declamaram poemas, fizeram ilustrações, construíram jogos didáctico sobre o tema, compuseram e interpretaram música experimental a partir de poemas, desenharam retratos da autora, elaboraram marcadores de livros e cartazes alusivos ao centenário e participaram no Peddy-paper “Biografia de Sophia”.

A Biblioteca e a Sala de Estudo apresentam, até ao final do primeiro período, exposições dos trabalhos realizados até ao momento.

Ao longo do ano letivo, irão decorrendo outras atividades que integram esta homenagem a uma escritora singular.


Em pdf | No facebook

Tomás Cabreira - 155 anos

Projeto Cont'Arte

Ponto de situação

Nota:este pdf não contém todos os trabalhos realizados.