foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Renascimento - Expo E@D

"Renascimento: A reinvenção das formas artísticas"

Em tempos de E@D e com a magia de uma visita de estudo virtual nasceu a exposição do 10º 10.


No facebook.

"A ARTE BARROCA"

Exposição online pelas turmas C, D e E do 8º ano - E@D

Historiadores Implacáveis, Endiabrados e Aventureiros, sem receio de pandemia realizaram uma visita de estudo virtual para vos apresentarem esta exposição. Apreciem e voltem sempre! 

No facebook

Concurso - As. operacional

Concurso para assistente operacional, no âmbito do PREVPAP

-Aviso de abertura;
-
Ata com os métodos de seleção.

Matrículas para 2020/2021

Pré-escolar e 1.º ano

Links:
-inscrições em
portaldasmatriculas.edu.gov.pt;
-Boletim SASE editável;
-Critérios;
-Prioridades;
-Decreto-Lei-14G-2020;
-Despacho normativo 5/2020 - procedimentos;
-Regulamento do prolongamento do Pré-escolar;
-Ficha de pedido de prolongamento no pré-escolar editável.

E pode, ainda, clicar aqui para saber como obter a "Declarações de escalão de Abono de Família" na Segurança Social Direta.

Recurso Educativo

QUIZ realizado no Google Formulários - 2017 - Olimpíadas da Língua Portuguesa - 3.º Ciclo.
Pode ver mais Quizzes na página e no blogue das Bibliotecas Escolares. Colabore disponibilizando uma cópia dos formulários / perguntas que criou para as suas disciplinas, enviando o link para bibliotecas@agr-tc.pt.

SASE - para todos os anos

Para todos os anos de escolaridade

CANDIDATURA AOS AUXILIOS ECONÓMICOS – ASE

O período de candidatura para os auxílios económicos para o ano letivo 2020/2021, é fixado entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho e preferencialmente via Internet.

Deverá enviar o documento emitido pela segurança social ou, quando se trate de trabalhador da Administração pública, pelo serviço processador, do seu posicionamento no escalão de atribuição de abono de família, para o email:  sase.agrup@agr-tc.pt ou secretaria@agr-tc.pt

Excecionalmente poderá entregar a candidatura e documento de atribuição de abono de família, nos serviços administrativos da Escola Secundária Tomás Cabreira, entre as 9h30mn a as 12h30mn.

Para fazer o download do documento de candidatura clique aqui. (Atenção: tem de fazer o download, preencher o documento no seu computador, gravar e depois enviar para os emails acima)

E pode, ainda, clicar aqui para saber como obter a "Declarações de escalão de Abono de Família" na Segurança Social Direta.

Clubes JM 2019/2020

Cont'Arte - O Vampiro


Mais informações e vídeo com maior definição 
aqui..

Sapadores em Ingolstadt

Últimas apresentações: 13 e 14 de fevereiro de 2020.

Mais informações aqui

Fernão de Magalhães - REM

Centenário de Shopia

5/11/2019 - Aula no Cineclube

PAE 3 no Cineclube de Faro. Mais informações aqui.

Inauguração do Pré-Escolar


Vídeo animação da inauguração do Ensino Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira. Receção a alunos e pais na Escola do Bom João. 7/10/2019

31/10 - Promoção da Leitura


31/10/2019 na biblioteca da escola secundária - Promoção do livro e da leitura com a autora Pat R - Sessões às 10:15 e 11:55 - MIBE 2019

5 e 6/11-Promoção da Leitura

Nos dias 5 e 6 de novembro os alunos do 1º Ciclo recebem a escritora Isabel Zambujal, no auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Os livros, para o evento, têm desconto especial e as apresentações terminam em sessões de autógrafos, com dedicatória, nas obras adquiridas.
Um carinho especial pela autora, filha do jornalista e escritor Mário Zambujal e sobrinha do caricaturista Francisco Zambujal, professor de 1º Ciclo, que lecionou na E.B.1 de S. Luís.

Nota: os manos Zambujal foram alunos do nosso agrupamento (na Escola Industrial e Comercial de Faro, hoje Escola Secundária de Tomás Cabreira).

No Facebook

Escola Secundária Tomás Cabreira
A Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro é um estabelecimento de ensino que desempenha, em conformidade com a sua tradição centenária, um importante papel na cidade e na região, no que concerne à formação de todos e cada um dos seus alunos, dotando-os com
competências e conhecimentos que permitam ir ao encontro das expetativas dos alunos e das famílias, explorar plenamente as suas capacidades e integrar-se na sociedade.
A Escola tem um papel decisivo na preparação dos alunos para o prosseguimento de estudos, na procura e colocação de jovens no mercado de trabalho e na ligação entre a Escola, Empresas e as Instituições da região.
É uma Escola detentora de uma identidade própria, resultante do contexto a que pertence, dos elementos que a compõem e das representações, conceções educativas e expectativas dos seus membros que, no seu todo, constituem a Comunidade Educativa.

Escola E.B 2,3 Dr Joaquim Magalhães
A escola situa-se entre a zona antiga da cidade (Horta do Ferragial) e alguns bairros novos.
A construção do edifício efetuou-se em 1987. É uma construção definitiva constituída por sete blocos individualizados: três com salas de aulas, um administrativo, um polivalente (refeitório, cozinha, papelaria, reprografia, bar e sala de convívio dos alunos), um de balneários (transformado em três salas de aula em 2007) e um pavilhão gimnodesportivo com campo de jogos. Básica está inserida numa zona residencial que tem por atividades o comércio e os serviços.

Escola Básica 1 São Luís
A Escola EB 1 São Luís integra-se na União de Freguesias de Faro (Sé e S. Pedro).
O complexo escolar encontra-se no centro da cidade delimitado por duas ruas (Norte e Poente) e edifícios com espaços habitacionais, serviços públicos e comercias (Sul e Nascente).
A demografia na zona envolvente é de média densidade, podendo situar-se a média etária numa faixa entre 40 e 60 anos de idade.
A escola insere-se numa zona comercial de tráfego intenso, em períodos bem definidos durante o dia, com a consequente poluição sonora.
O complexo escolar composto por três edifícios independentes (com dois pisos cada um), foi edificado em diferentes fases, sendo o mais antigo da década de quarenta e os edifícios mais antigos do tipo Plano dos Centenários. O referido complexo foi objeto de obras de requalificação e ampliação para uma mais eficaz adequação às necessidades da comunidade escolar.
Os edifícios contam com 12 salas de aulas, biblioteca escolar, polivalente, reprografia, sala de professores, uma sala de coordenação, um espaço destinado bufete, refeitório, cozinha, 5 arrecadações, 10 instalações sanitárias, um pátio coberto, campo de jogos e um parque infantil.

Escola Básica 1 Bom João
A escola situa-se no Bairro do Bom João na União de Freguesias de Faro (Sé e S. Pedro).
Encontra-se implantada numa zona que articula diversos tipos de estruturas habitacionais, a saber: o antigo bairro, edifícios e vivendas e habitação social. Integra-se também na zona o Instituto Dr. Francisco Gomes. A escola serve ainda alguns bairros contíguos a este: Atalaia e Horta da Areia. O edifício escolar, construído em 1970, é de tipologia do Plano dos Centenários
e é composto por dois blocos contíguos. A escola foi submetida a obras de remodelação e ampliação durante o ano letivo 2005/06. É constituída por 9 salas, 8 sanitários, refeitório, cozinha, biblioteca, sala de professores, uma sala de coordenação, 2 pequenas arrecadações, elevador, casa de máquinas, um parque infantil, uma horta pedagógica e campo de jogos. Todo o exterior é pavimentado. A demografia na zona envolvente, em virtude da existência de construção promovida por várias Cooperativas de Habitação é de média/alta densidade.

Escola Básica EB1 da Culatra
Escola de Ensino Mediatizado da Culatra
A escola situa-se na ilha da Culatra na freguesia União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Concelho de Faro, sobre jurisdição do Parque Natural da Ria Formosa da Sé.
Encontra-se implantada numa zona lagunar, confrontado a norte com a ria Formosa e a sul com o Oceano Atlântico.
A escola do ensino básico começou a funcionar com regularidade na década de sessenta do século XX, tendo o edifício sido remodelado no final do mesmo século. O edifício conta com duas salas de aula, uma sala de professores, uma biblioteca, duas casas de banho, duas
arrecadações, um campo de jogos e uma zona de areia.
Também no mesmo edifício funciona o Ensino Básico Mediatizado (antiga Tele-Escola), frequentado por alunos do 5º e 6º ano.

Fonte: Regulamento Interno do AETC

 

Tomás Cabreira - 155 anos

Projeto Cont'Arte

Ponto de situação

Nota:este pdf não contém todos os trabalhos realizados.