foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Cont'Arte - O Vampiro


Mais informações e vídeo com maior definição 
aqui..

Sapadores em Ingolstadt

Últimas apresentações: 13 e 14 de fevereiro de 2020.

Mais informações aqui

Tomás Cabreira - 155 anos

Fernão de Magalhães - REM

Parlamento dos Jovens

 Clique aqui para ver os editais com os deputados eleitos para o Parlamento dos Jovens 2020.

Vote até 5 de janeiro de 2020

No próximo dia 18/12/2019, irá decorrer o nosso tradicional Jantar de Natal do agrupamento. Participa!

Centenário de Shopia

5/11/2019 - Aula no Cineclube

PAE 3 no Cineclube de Faro. Mais informações aqui.

Inauguração do Pré-Escolar


Vídeo animação da inauguração do Ensino Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira. Receção a alunos e pais na Escola do Bom João. 7/10/2019

31/10 - Promoção da Leitura


31/10/2019 na biblioteca da escola secundária - Promoção do livro e da leitura com a autora Pat R - Sessões às 10:15 e 11:55 - MIBE 2019

5 e 6/11-Promoção da Leitura

Nos dias 5 e 6 de novembro os alunos do 1º Ciclo recebem a escritora Isabel Zambujal, no auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Os livros, para o evento, têm desconto especial e as apresentações terminam em sessões de autógrafos, com dedicatória, nas obras adquiridas.
Um carinho especial pela autora, filha do jornalista e escritor Mário Zambujal e sobrinha do caricaturista Francisco Zambujal, professor de 1º Ciclo, que lecionou na E.B.1 de S. Luís.

Nota: os manos Zambujal foram alunos do nosso agrupamento (na Escola Industrial e Comercial de Faro, hoje Escola Secundária de Tomás Cabreira).

No Facebook

Dia da Alimentação

Vídeo animação da atividade interturmas e interescolas (Bom João e S. Luís): Dia da Alimentação - Lanche partilhado.16/10/19

Clubes JM 2019/2020

Promoção da leitura - 15/5

Bibliotecas Escolares: António Mota e Daniel Completo

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos recebem o autor e compositor Daniel Completo, no dia 15 de maio, no auditório da Escola Tomás Cabreira.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Equipa das BE pretende promover o livro e a leitura.

No Facebook

Chuva Azul - 30/4/2019

O Agrupamento Tomás Cabreira participa ativamente nesta iniciativa, da qual publicamos o cartaz/programa.


No Facebook.

6 a 10 de maio de 2019

4 e 5 de abril de 2019


O 1º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação tem o prazer de vos convidar a assistir ao seu novo exercício/espetáculo "CABARET VINTAGE", com textos do dramaturgo alemão Karl Valentim.


No facebook

A escola Joaquim Magalhães tem um novo espaço de aprendizagem, uma sala de aula sem paredes!
A aprendizagem formal em espaços ao ar livre é uma prática comum nos países do norte da europa, onde em muitas escolas podemos observar quadros nas suas paredes exteriores. Em Portugal, no Algarve, em Faro, também já temos uma sala de aula onde o quadro está na parede exterior da escola. É aqui, na nossa escola! Temos uma sala de aula sem paredes!
As crianças passam muito tempo fechadas dentro de quatro paredes, com pouco contacto com a natureza, sentindo-se "coladas" a cadeiras. Pensando em alterar um pouco as aulas de Matemática, os alunos do 5º E foram percorrer a escola e sonhar com um projeto que gostariam de construir...."Aulas ao ar livre" foi o mais ressoou em todos. 


Partilhamos a ideia com a direção do Agrupamento Tomás Cabreira que rapidamente nos disponibilizou um quadro que estava na arrecadação. Numa reunião de pais perguntámos quem poderia ajudar e assim surgiu o pai do Rafael, Sr. Célio Alves que tem uma empresa de restauros e conseguiu ajudar-nos a concretizar o nosso sonho!
Agora, todos os alunos da escola tem a possibilidade de ter esta sala sem portas, sem barreiras. Uma sala ao ar livre!

Esperamos que ter mais salas como esta em várias escolas e até no Jardim da Alameda, pois é urgente mudar de paradigma. 
É preciso incentivar a que a educação formal também aconteça fora de portas. São muitos os estudos que asseguram que os espaços ao ar livre estimulam e reforçam várias aprendizagens, contribuindo para o crescimento pessoal, a corporeidade, a consciência social e o desenvolvimento de competências para a vida. 
Estamos felizes por aprender Matemática deitados, sentados, como nos apetece!! O importante é aprender com significado, com sentido! Como podemos ver pelas fotos, os alunos resolvem problemas, discutem ideias, tomam decisões, partilham estratégias, fazem pesquisas no telemóvel e em livros (usam várias fontes), têm foco....trabalham muito e aprendem com prazer! 
Obrigada à direção do agrupamento, pela sua visão, e a todos os lindos alunos e alunas que fazem parte deste projeto! Aos alunos do 5º E e também aos do 5º F :-)

A diretora de turma: Conceição Sousa Santos

Dia I. dos Direitos Humanos

 

Na véspera do Dia Internacional (10/12) dos Direitos do Homem, IMAGINE a uma só voz na Tomás Cabreira.(No facebook.)

Orçamento Participativo

Apresenta as tuas ideias até 28 de fevereiro de 2020.

15/11/2019 - A Terra Treme

PAE no COOLTOUR - 2/11

Dia 2 de novembro, os/as alunos/as do curso profissional de artes do espetáculo - interpretação participam no desfile da Amarelarte.

Entrega de prémios


Listas de alunos premiados:
5º a 9º anos e Ens. Secundário.

Projeto Cont'Arte

Ponto de situação

Nota:este pdf não contém todos os trabalhos realizados.