foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Cont'Arte - O Vampiro


Mais informações e vídeo com maior definição 
aqui..

Sapadores em Ingolstadt

Últimas apresentações: 13 e 14 de fevereiro de 2020.

Mais informações aqui

Tomás Cabreira - 155 anos

Fernão de Magalhães - REM

Parlamento dos Jovens

 Clique aqui para ver os editais com os deputados eleitos para o Parlamento dos Jovens 2020.

Vote até 5 de janeiro de 2020

No próximo dia 18/12/2019, irá decorrer o nosso tradicional Jantar de Natal do agrupamento. Participa!

Centenário de Shopia

5/11/2019 - Aula no Cineclube

PAE 3 no Cineclube de Faro. Mais informações aqui.

Inauguração do Pré-Escolar


Vídeo animação da inauguração do Ensino Pré-Escolar no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira. Receção a alunos e pais na Escola do Bom João. 7/10/2019

31/10 - Promoção da Leitura


31/10/2019 na biblioteca da escola secundária - Promoção do livro e da leitura com a autora Pat R - Sessões às 10:15 e 11:55 - MIBE 2019

5 e 6/11-Promoção da Leitura

Nos dias 5 e 6 de novembro os alunos do 1º Ciclo recebem a escritora Isabel Zambujal, no auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira.
Os livros, para o evento, têm desconto especial e as apresentações terminam em sessões de autógrafos, com dedicatória, nas obras adquiridas.
Um carinho especial pela autora, filha do jornalista e escritor Mário Zambujal e sobrinha do caricaturista Francisco Zambujal, professor de 1º Ciclo, que lecionou na E.B.1 de S. Luís.

Nota: os manos Zambujal foram alunos do nosso agrupamento (na Escola Industrial e Comercial de Faro, hoje Escola Secundária de Tomás Cabreira).

No Facebook

Dia da Alimentação

Vídeo animação da atividade interturmas e interescolas (Bom João e S. Luís): Dia da Alimentação - Lanche partilhado.16/10/19

Clubes JM 2019/2020

Promoção da leitura - 15/5

Bibliotecas Escolares: António Mota e Daniel Completo

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos recebem o autor e compositor Daniel Completo, no dia 15 de maio, no auditório da Escola Tomás Cabreira.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Equipa das BE pretende promover o livro e a leitura.

No Facebook

Chuva Azul - 30/4/2019

O Agrupamento Tomás Cabreira participa ativamente nesta iniciativa, da qual publicamos o cartaz/programa.


No Facebook.

6 a 10 de maio de 2019

4 e 5 de abril de 2019


O 1º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo - Interpretação tem o prazer de vos convidar a assistir ao seu novo exercício/espetáculo "CABARET VINTAGE", com textos do dramaturgo alemão Karl Valentim.

Feiras do Livro - 14 a 18 / 5

14 a 16 na Biblioteca da Esc. de S. Luís

17 e 18 na Biblioteca da Esc. do Bom João

Todos os alunos estão convidados a visitar as Feiras do Livro/Largebooks Editora nas Bibliotecas Escolares do Bom João e de S. Luís. Os pais poderão acompanhar os filhos no início ou no final do dia e na hora do almoço. Maio de 2018

Exposição - 29/3 a 4/4/2017

Concurso de Poesia 2017

Magalhães-Aleixo
Aberto a toda a comunidade

Divulgação dos vencedores

Clique, aquipara ver o regulamento.

Feira do Livro - 27 a 31/3/2017

Lígia Boldori no AETC

  Próxima sessão: 9 de fevereiro

Promoção da Leitura.
1º Ciclo recebe escritora.
Nos dias 31 de janeiro, 1, 2 e 9 de fevereiro a escritora Lígia Boldori vem às escolas do Bom João e S. Luís apresentar o livro “O Misterioso Roubo dos Dentões”, na Hora do Conto. A atividade é promovida pela equipa das Bibliotecas Escolares.

Feiras do Livro 15/16

Feiras do livro - Datas

Curso profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação do
Agrupamento de Escolas / Escola Secundária Tomás Cabreira


No facebook / No instagram / Em pdf

No dia 14 de junho, os alunos do 2.º ano do curso profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação: Beatriz Alcario; Beatriz Gomes, Beatriz Mimo, Carolina Isidoro, Djamila Gomes; Jéssica Rodrigues; Tatiana Ribeiro e Valter Costa e os professores Bruno Martins e Cristina Barcoso Lourenço, deslocaram-se à Fundação Calouste Gulbenkian para receber o prémio (viagem a Bruxelas) pela sua participação no concurso “Prémio Escolar do Ano Europeu do Património Cultural – AEPC 2019”. No trabalho a concurso participaram ainda os alunos Jéssica Sequeira e Sanj Adk, que não puderam ir a Lisboa.

O Prémio (do Público) e a Menção Honrosa foram entregues pelo Dr. Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, e pela Dra. Isabel Alçada, escritora e ligada à Rede de Bibliotecas Escolares.

O concurso é uma iniciativa do Coordenador Nacional do AEPC 2018, em parceria com o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (CITI-UNL) e com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), e conta ainda com a participação das seguintes entidades: Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Esta iniciativa visa a promoção do conhecimento do património cultural europeu nas suas múltiplas dimensões; a compreensão de que o património cultural se encontra em permanente mutação; a co-responsabilização de todos na identificação e superação de riscos que o possam ameaçar e ainda o desenvolvimento de dinâmicas criativas que garantam a sua sustentabilidade e a sua evolução, em permanente diálogo com outras realidades culturais. 

O trabalho premiado assentou nas performances artísticas desenvolvidas nas disciplinas técnicas de teatro e relacionadas com o projeto Cont’Arte. Este é um projeto de promoção da leitura, dinamizado pelas bibliotecas do Agrupamento, que também tem o objectivo de valorizar os escritores que passaram pelas Escolas do Agrupamento Tomás Cabreira, divulgando-os através de diversas linguagens artísticas. Neste sentido, parte da obra do dramaturgo, ator e professor Luís Campião foi analisada pelos alunos do PAE 2B e ganhou um novo sentido estético. O trabalho a concurso mostrou, através de vídeos de 3 minutos, parte do produto desenvolvido pelos alunos. Refira-se que era obrigatória a apresentação de dois trabalhos em formato digital: um relativo ao património cultural da comunidade local/nacional e outro a um aspeto/vertente do património cultural europeu.

O trabalho premiado ligado à vertente do património cultural português, “Micropeça Liberdade”, ilustra em três minutos a performance artística criada para assinalar os 45 anos da Revolução do 25 de Abril, baseada na obra homónima de Luís Campião. A performance questiona o tempo da ditadura, do proibido, de um povo que se construía com o medo do sentir, do tocar, do falar. Simultaneamente mostra indivíduos que ousam desafiar os limites ao se aproximar, tocar e abraçar. Tentam e descobrem que “(…) Foi bom. Outra vez… outra vez… outra vez.” Enquanto isso há uma multidão que circula sem se ver, com medo de se tocar… 

O trabalho relativo à vertente do património cultural europeu, assentou no projeto “Palco de Babel – uma áudio peça” (baseado na obra “Palco de Babel”) que foi levado à cena no mês de junho pelos alunos. Por opção de encenação na disciplina técnica de Voz, os espetadores foram levados até à cave da Escola. Aí, de olhos vendados, “assistiram” à peça, sendo depois conduzidos pelos alunos-atores a refletir e debater… a pensar e discutir… A Europa tem um património histórico alicerçado em vagas sucessivas de povos que no perpassar de milénios aqui convergiram. A Europa é, assim, um espaço que resulta da fusão cultural de inúmeros povos. Negar isto ou transformar a Europa num bunker é renunciar aos valores mais significativos que constituem o património cultural europeu: a solidariedade, a permuta cultural, a tolerância, o respeito pelo outro, que sendo “o outro” se transforma no “eu”, em NÓS, em todos nós. A 2 de setembro de 2015, a fotografia de Alan Kurdi, um menino sírio de 2 anos, encontrado de cara para baixo sobre a areia de uma praia tornou-se viral. Alan Kurdi perdeu a vida num daqueles frágeis barcos, lotados de refugiados, que atravessam o Mediterrâneo à procura de um futuro, de uma vida… Partindo deste acontecimento, Luís Campião escreveu “O Palco de Babel” (premiado pelo INATEL em 2015) que foi apresentado ao concurso num vídeo de três minutos do espetáculo, “Palco de Babel – uma áudio peça”.

Refira-se que dos 52 trabalhos selecionados pelo júri para o concurso, 10 foram desenvolvidos por alunos do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira tendo, além de Luís Campião, sido analisada a obra “Iluminuras” de Carlos Augusto Lyster Franco, um intelectual, artista, escritor, que foi professor e diretor, no início do século XX, da atual Escola Secundária Tomás Cabreira.

Os trabalhos podem ser vistos na página do concurso: http://peaepc.citi.pt/index.php?section=enviados

Cristina Barcoso

Dia I. dos Direitos Humanos

 

Na véspera do Dia Internacional (10/12) dos Direitos do Homem, IMAGINE a uma só voz na Tomás Cabreira.(No facebook.)

Orçamento Participativo

Apresenta as tuas ideias até 28 de fevereiro de 2020.

15/11/2019 - A Terra Treme

PAE no COOLTOUR - 2/11

Dia 2 de novembro, os/as alunos/as do curso profissional de artes do espetáculo - interpretação participam no desfile da Amarelarte.

Entrega de prémios


Listas de alunos premiados:
5º a 9º anos e Ens. Secundário.

Projeto Cont'Arte

Ponto de situação

Nota:este pdf não contém todos os trabalhos realizados.

25 a 29 de março

Bibliotecas escolares
Feiras do livro
No âmbito da promoção do livro e da leitura, neste mês de março em que se comemora e destaca a leitura, convida-se toda a comunidade escolar a visitar a Feira do Livro, conforme calendarização e escolas em destaque nos cartazes.

Promoção da Leitura - 5 e 6/2

Promoção da Leitura - 1.º ciclo
A escritora Alice Cardoso estará nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2019 no Auditório da Escola Secundária

Mais informações aqui.

20 anos de Nobel

Promoção da Leitura - 2 e 3/5

Promoção da Leitura - 1.º ciclo
2 e 3 de maio no Auditório da
Escola Secundária

Promoção da Leitura - 23 fev.

23/2/2018 - 10:20 - Biblioteca TC

Oiça Poesia

Homenagem a Casimiro de Brito

Atuais alunos dizem Casimiro de Brito, antigo aluno do nosso agrupamento e famoso poeta português.


O meu canto

Mais poemas aqui.

Promoção da Leitura - 2 e 3/5

Promoção da Leitura - 1.º ciclo
2 e 3 de maio no Auditório da
Escola Secundária

Teste o seu algarvio e

Promoção da Leitura - 23 fev.

23/2/2018 - 10:20 - Biblioteca TC

Um livro, um amigo, sempre contigo!"

Ofereça livros este natal!
Feira do Livro nas Bibliotecas Escolares:
Escola do Bom João de 4 a 7/12,
Escola de S. Luís de 11 a 15/12.

Foto de Tomás Cabreira.

Concurso - Árvores de Natal

 CMF - Tenda - Pontinha
Vote até 24 de dezembro de 2016
5 8 9 17 22 23 26 27 35 37 39 40 46 49 51 70 71 75 78 80
 
P
ode, também, ver as nossas árvores no nosso álbum do facebook: "1 poema e 1 árvore por dia". 

7 e 8/11-Promoção da Leitura

Nuno Caravela, apresenta aos alunos do 1º Ciclo a sua obra “Bando das Cavernas”, nos dias 7 e 8 de novembro.
A atividade tem como objetivo desenvolver a Literacia da Leitura, é promovida pela equipa das Bibliotecas Escolares e tem lugar no Auditório da Escola Secundária Tomás Cabreira.


1 poema e 1 árvore por dia!

Aqui, iremos divulgando, a cada dia, um poema de natal e salientando uma das nossas árvores. Mas pode, desde já, navegar na imagem acima e ver todas as nossas árvores a concurso. Vote.

 

16- Último Poema

É Natal, nunca estive tão só.
Nem sequer neva como nos versos
do Pessoa ou nos bosques
da Nova Inglaterra.
Deixo os olhos correr
entre o fulgor dos cravos
e os dióspiros ardendo na sombra.
Quem assim tem o verão
dentro de casa
não devia queixar-se de estar só,
não devia.

Clique, aqui, para ler o poema num ficheiro pdf.

--------------------------------------------
Vá uma loja da baixa de Faro e
vote nas nossas árvores.

Árvore n.º 78 pela turma s4C da professora Ilda Silva.
Dia: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, ...
Clique na árvore para a ver maior.

Bibliotecas Escolares:

Slogans no agrupamento e na rádio RUA
Out. 2016 - Mês das BE: 
Aprende a descodificar o teu mundo

In order to view RSCoolMp3Player you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

In order to view RSCoolMp3Player you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

In order to view RSCoolMp3Player you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

In order to view RSCoolMp3Player you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Feira dos Minerais.

10, 13 e 14 de fevereiro
Na biblioteca da
escola Tomás Cabreira.

Ofereça um presente!