foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Bolsas pelo Rotary

O Rotary Club de Faro atribuiu bolsas de estudo a alunos de Faro.

No site | No facebook

Tomada de posse

Tomada de posse da professora Ana Paula Marques para mais um mandato como diretora do agrupamento de escolas Tomás Cabreira - 29/06/2022

No site | No facebook 

Devolução do Kit Digital

Devolução do Kit Escola Digital (alunos 4º, 9º e 12º e transferidos do agrupamento) até 2 e 29 de julho.
Mais informações

Sem Nada a Perder

Apresentação do Livro de Pedro Inocêncio no Auditório da Tomás Cabreira. 25/5/2002. 15H15.
Aberto a toda a comunidade: biblioteca@agr-tc.pt

No facebook | No Instagram

1º Prémio - Beatriz Puga


A Beatriz Puga do 12º 6ª ficou em primeiro lugar na categoria ilustração da 16ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estendal Solidário

Concurso de Leitura Áudio

Até 8 de abril de 2022
Mais informações aqui

Olimpíadas de História

Parlamentos dos Jovens

E se eu fosse uma

2º Intercâmbio com a Ilha de Santo Antão – Vila das Pombas – Cabo Verde

 

Atividade "Um Natal Diferente" 2014 Atividade "Um Natal Diferente" 2015

 Entre os dias 23.11.15 e 10.12.15, os alunos inscritos na disciplina de E.M.R.C. participaram pela 2ª vez na atividade “Um Natal Diferente”, através da elaboração e envio de postais com mensagens sobre o verdadeiro significado do Natal e através da angariação de um donativo para ajudar na realização de uma Festa de Natal para as crianças da Vila das Pombas, uma comunidade da Ilha de Santo Antão – Cabo Verde.

A todos vós - alunos, suas famílias e amigos - que quiseram colaborar no donativo, que não era obrigatório, e que tão generosamente contribuíram para a angariação de 450 euros, o meu muito obrigada! Saibam que o dinheiro já se encontra nas mãos de quem irá organizar esta atividade e que as crianças estão ansiosas pelo dia de Natal, para receberem os nossos postais e os nossos “miminhos” natalícios. Esta parceria tem origem na experiência voluntária (Associação Move-te Mais) da minha filha, Ana Pacheco, que deixou marcas positivas e laços de amizade muito fortes com as pessoas que contactou para a realização das ações humanitárias no âmbito da educação e prevenção para a saúde. Entre essas pessoas encontram-se três mulheres de coragem e grande coração: a Fátima Monteiro Duarte, um pilar de força no seio da comunidade, como professora de Filosofia no Liceu Januário Leite e vereadora do pelouro da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Paúl, a Elizângela Melo e a Neusa Cruz, que quiseram começar a organizar “Um Natal Diferente” para esta comunidade, principalmente para as crianças desta vila, dinamizando algumas atividades culturais e recreativas no dia 25 de dezembro, com jogos, momentos de poesia, música, entre outros, e distribuição de lembranças simbólicas para as crianças daquela comunidade, que de outra forma não receberiam esse “mimo”, não porque as famílias não lho quisessem dar, mas porque as condições da vida nem sempre o permitem… Mais do que prendas, o objetivo era distribuir sorrisos e celebrar o Natal com o seu verdadeiro significado: Amor, Carinho, Afeto, Alegria, Partilha, Solidariedade. A colaboração na realização desta festa de Natal tem como principal objetivo sensibilizar os alunos de E.M.R.C. para a consciencialização do facto de que nem todas as crianças têm as mesmas possibilidades económicas que eles, que nem todas as árvores de Natal estão rodeadas de brinquedos e que podemos sempre partilhar um pouco do que temos para espalhar sorrisos de alegria nos rostos de crianças que, não tendo as mesmas condições de vida que nós, partilham os mesmos sonhos das crianças do mundo inteiro. Pela segunda vez, conseguimos construir uma ponte de amizade entre os alunos do 5º ano ao 10º ano de E.M.R.C. e as crianças da Vila das Pombas – Santo Antão – Cabo Verde. Uma ponte que possibilitou o envio de postais de Natal e um generoso donativo para fazer chegar a essas crianças a luz amorosa do Menino Jesus e um pouco do nosso amor, do nosso carinho, da nossa amizade e da nossa ajuda. Agora é tempo de ficarmos a aguardar as respostas dos nossos postais de Natal e a resposta de amizade das organizadoras desta bonita atividade “Um Natal Diferente”.
Para terminar esta informação, a professora Rosária Pacheco e os alunos de E.M.R.C. querem desejar a todo o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira um Feliz e Santo Natal!