foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

A Escola E.B.1 de S. Luís situa-se no coração da cidade. Actualmente está rodeada por uma zona comercial diversificada que engloba lojas comerciais, agências bancárias, correios, consultórios médicos, farmácias, papelarias, supermercados, restaurantes, Mercado Municipal, Polícia de Segurança Pública, Junta de Freguesia da Sé e S. Pedro, Escola 2,3 Dr. Joaquim Magalhães, Escola Secundária Tomás Cabreira e a Câmara Municipal. Recentemente foram construídas duas galerias comerciais com acesso por uma das linhas limítrofes ao recinto escolar, o que tornou o trânsito ainda mais intenso.
A Escola está inserida numa área onde a malha urbana está, desde há muito, consolidada. A zona habitacional é constituída por habitações térreas e blocos de andares de onde vem uma percentagem da nossa população escolar.
A situação acima referida origina algum mercado de emprego. Sendo possível matricular os alunos na escola da área de trabalho dos Pais/Encarregados de Educação, uma percentagem dos alunos que frequentam a escola são oriundos da periferia da cidade.
Integra-se também na zona da escola a Instituição Casa Stª Isabel, destinada a raparigas órfãs ou consideradas em risco no seu meio familiar.
O edifício escolar, construído nos anos 1947/48, pertence ao projecto tipo “Planos Centenários” e é composto por três blocos. A Escola sofreu obras de requalificação e ampliação durante os anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008. É formada por dois blocos de salas de aula, Bloco A com 8 salas e o Bloco B com 4 salas de aula, e o novo Bloco C onde está instalada a Biblioteca Escolar, pertencente à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, o refeitório, sala dos professores, gabinete da coordenadora e sala polivalente. Em todos os Blocos existem sanitários para meninos e meninas e para alunos com incapacidade física-motora. Todo o espaço exterior é pavimentado, à excepção de uma pequena zona em terra e tem um campo de jogos.